terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Fish and chips with the chaps

 Oh happy day. Dia passado no bloco. Até já tenho direito a uma estudante de Medicina só pra mim. Muito simpática, interessada, e traz chocolate chip cookies caseiras. Vou tentar encontrar lugar na mala para ela.

 Agora já acho que é exibicionismo. Onfalocelo, gastrosquisis e hérnia diafragmática nas últimas 24 horas.  Em doentes diferentes (só para clarificar). Seguramente há uma lixeira radioactiva algures por aqui. Não ficaria admirada de ver teenage mutant ninja turtles a passearem pela rua. Onfalocelo operado ontem. Hérnia ainda a oscilar na NICU. E finalmente uma gastrosquisis que vai ao bloco. Até agora todas as que vi foram tratadas com o método do (digam todos em uníssono) Bianchi,  (ALERT ALERT BLOOD AND GUTS) Redução do conteúdo na incubadora, às vezes com direito a purse string suture, outras nem por isso. Estica-se o cordão umbilical por cima do defeito, chapam-se uns steri-strips e um opsite em cima e voilá. Tratado. Tive a oportunidade ver o resultado aos 2 e aos 5 anos. Ficam com uma hérnia umbilical feiosa, mas ao que parece a maioria resolve espontâneamente. E o umbigo até fica bonitinho. O caso de hoje parecia manhoso, com um quantidade respeitável de tripa do lado de fora. Redução feita sob AG, mas também à mínima. Sem alargarem o defeito (e sem fazer stretching da parede) reduziram todo o conteúdo. Talk about meter o Rossio na Rua da Betesga. Duvidei seriamente, mas conseguiram. Depois foi só fechar a aponevrose e fazer um purse string à volta do cordão. Apesar de tudo, barriginha molinha no fim. Gostei. Depois biópsia hepática laparoscópica, encerramento de estoma, circuncisão (sim, também há espaço na agenda para cirurgia de ponta), ooforectomia por torção de quisto numa RN de 20 dias por laparoscopia (stab incisions estão na moda) e finalmente mudança de CVC num dos miúdos da tripa curta. Momento MacGyver. Vale tudo menos arrancar os olhos. Demorou, mas consegiu-se.

 Saída do hospital tarde e a más horas. Brainstorming à porta. Fish and chips pareceram uma boa idéia. Acabei por passar um fim de dia super agradável à conversa, entupindo as artérias com quantidades astronómicas de fritos. Codfish frito com batata firta e puré de ervilhas (só para enganar). Tudo regado com vinagre. Parece horrível, mas não é. É decadente e gorduroso, e muito bom. Deve existir uma regra urbanística qualquer assegurando que todos os apartamentos na zona central de MCR são fabulosos. Todas as casas onde estive até agora são impressionantes. Muita luz, bom aproveitamento do espaço (ok, pequenos), super cool. E baratos, se comparados com Lx.

 Não sei se sou só uma pessoa com uma enorme capacidade de adaptação ou uma apátrida sem raízes. O processo de aculturação está completo. Entornei café esta manhã e gritei "Bloody hell".

 Your moment of Zen:



4 comentários:

  1. Apátrida claramente aculturada certamente, you are a surviver...
    Fish and chips disgusting... Conseguem estragar duas coisas isoladamente boas, então com o cider vinegar é de náuseas ...
    É bom que vejas tantas coisas nao novas mas abordadas de modo out of the box ajuda te a pensar pela tua cabeça e nao pela dos outros sejam eles quem forem é deste tipo de pessoas que a cir ped precisa mesmo sujeitando se as mais veementes criticas...
    Keep on pushing bowels in to the tiny belly through a very small tummy button, it is hard to belive but it woks..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fish and chips não é assim tão mau. Eu realmente gostei. Beats egg sandwich.

      Eliminar
  2. bem... eu dei por mim a dizer oh la la em Nantes (shame on me...)

    ResponderEliminar